A Cinemateca Capitólio abre suas portas ao público.

CINEMATECA CAPITÓLIO

http://culturaportoalegre.blogspot.com.br/

Após um longo processo de restauro, que se estendeu por mais de uma década, a Cinemateca Capitólio abre suas portas ao público.

A conclusão das obras da Cinemateca Capitólio representa um momento histórico na vida cultural de Porto Alegre. Iniciado em 2004, o longo e complexo processo de restauração do Cine-Theatro Capitólio, uma das mais luxuosas salas de cinema da cidade, além de recuperar a vocação original do espaço como sala de exibição,  tem o objetivo de transformar o prédio em um local destinado à preservação da memória audiovisual do Rio Grande do Sul. Com esta inauguração, a capital gaúcha passa a ser uma das poucas cidades brasileiras a contar com um grande cinema de rua, preservado em toda a sua imponência e riqueza arquitetônica, possibilitando às novas gerações o contato com um autêntico memorial da era de ouro da exibição cinematográfica. Um período marcado pelos gigantescos e suntuosos “palácios do cinema”, normalmente localizados na região central das grandes cidades, cujas sessões atraíam uma multidão de espectadores.

Muito mais do que uma simples sala de exibição, a Cinemateca Capitólio é um espaço cultural único, por ser, exclusivamente, dedicado ao setor audiovisual, contando com: uma sala de cinema stadium com 164 lugares, biblioteca, sala multimídia, cafeteria, salas de pesquisa, espaço para exposições e uma área inteira dedicada à preservação de filmes, roteiros, fotos, livros, cartazes e outros itens relacionados à memória do cinema e do audiovisual. Além disso, a Cinemateca Capitólio passa a ser a sede oficial do Programa de Alfabetização Audiovisual, passando a responder pela ação educativa da Cinemateca Capitólio, além de desenvolver seus projetos habituais.

                                                           Programação

27 de março 


Abertura da Cinemateca para o público ,com exibição do curta- Início do Fim, de Gustavo Spolidoro e do longa Vento Norte, de Salomão Scliar.
Horário: das 19 às 23h 



28 de março 


16h - A Doce Vida, de Fellini.
19h - Alphaville, de Godard, seguido de debate com Hélio Nascimento, Goida e Enéas de Souza.


29 de março - 24 HORAS DE CULTURA


Homenagem aos críticos de cinema que editaram a revista Filme 66.

Em homenagem aos críticos de cinema do Rio Grande do Sul que editaram a revista Filme 66 nos anos 1960, serão exibidos dois filmes marcantes do período.

17h - O Leopardo, de Visconti.





Cinemateca Capitólio

Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico