Mas ilusões de optica esplicadas

Ilusões de grandeza
O tamanho aparente de um objeto é permanentemente influenciado por outros objetos que atuam opticamente. Esta influência mútua é igualmente válida para superfícies, distâncias e ângulos. O exemplo mais conhecido é a ilusão de distância, da qual existem numerosas variações. Por vezes, essa ilusão não parece sê-lo  
¾a linha vermelha tem sempre o mesmo comprimento. 
Na gravura inferior a reta vermelha apresenta-se limitada nos seus extremos pelos ângulos interiores, o que a faz parecer menor. 


Ilusões de comparação
As ilusões óptico-geométricas, que em parte derivam da influência de objetos próximos, formam um grupo mais vasto.
A mais conhecida é o exemplo dos círculos rodeados por outros círculos, num caso maiores e noutro menores. Ambos os círculos interiores são iguais. 

Devido às linhas exteriores concorrentes da figura, a linha horizontal inferior parece maior do que a superior, quando ambas têm igual comprimento.
Também as duas diagonais dos dois paralelogramos têm o mesmo comprimento.


Preferência pelas verticais
No homem o sentido da visão regula-se mais, na observação dos objetos, pela orientação vertical. A ilusão do chapéu alto  evidencia este fato. O chapéu tem uma altura igual à largura, incluindo a aba; no entanto, o observador julga-o mais alto do que largo.

impossível
Não se trata, neste caso, de ilusões óptico-geométricas. Os olhos percebem o objeto como ele é na realidade. As contradições nos desenhos resultam do fato de o cérebro procurar interpretar espacialmente o desenho bidimensional. Como, na realidade, não existem objetos com uma tal construção, o observador sente-se embaraçado