Ilusão de óptica. olhe 30 segundos depois para o branco depois e ver a inversão das cores.

Ilusão de ótica bandeira Brasil

Olhe atentamente para o centro da bandeira durante 30 segundos.
De seguida, olhe para o quadrado branco à direita, pisque os olhos e aparecerá a bandeira de Portugal com as suas cores reais.




Olhe atentamente para a estrela vermelha da bandeira do lado esquerdo durante 30 segundos.
De seguida foque rapidamente o ponto central do quadrado branco do lado direito e abra e feche rapidamente os olhos várias vezes.
Qual é o País representado pela bandeira que aparece no lado direito?




Ilusões por persistência de imagem
A influência de um estímulo luminoso na retina provoca uma sensação luminosa. Em conseqüência da inércia, decorre um determinado intervalo de tempo até a retina ser impressionada. Por outro lado, a excitação sobrevive ao estimulo provocado durante um breve período. É por essa razão que um fósforo aceso se assemelha a um círculo de fogo logo que desaparece com uma certa velocidade: após cada impressão óptica a imagem do objeto permanece visível ainda durante algum tempo.
Se a impressão luminosa for intensa, a hiperexcitabilidade da retina provoca o cansaço e pode de tal maneira reduzir-se que distinguimos uma mancha negra da forma do objeto visto  
¾ o que designamos por persistência de imagem negativa.
Durante um curto intervalo de tempo fixe uma janela com traves claras. Feche, depois, os olhos. Na persistência de imagem aparecem os vidros claros e as barras escuras; a persistência de imagem é fiel ao modelo.
Fixe, durante um período mais longo, uma janela e olhe depois para uma parede cinzenta e regularmente iluminada. Na persistência de imagem, as traves da janela aparecem claras.
Podemos obter persistências de imagem positivas e nítidas quando de noite apagamos uma lâmpada clara. Na sala escura, a imagem da lâmpada permanece durante algum tempo diante dos olhos.
Com uma luz clara e durante 30 segundos, olhe para a metade esquerda da figura 13. Logo a seguir fixe o lugar marcado (ponto) da metade direita da mesma figura.