O Mundo de Beakman


Beakman's World
O Mundo de Beakman (BR)
O Mundo de Beakman.jpeg
Logotipo da serie
Informação geral
FormatoDidático
Duração26 minutos
Criador(es)Jok R. Church
País de origem Estados Unidos
Idioma originalInglês
Produção
ElencoPaul Zaloom
Alana Ubach
Mark Ritts (falecido)
Eliza Schneider
Senta Moses
Alan Barzman
Bert Berdis
Transmissão original1992– 1998
Nº de episódios91 episódios em 4 temporadas (Original)
O Mundo de Beakman no Brasil) foi um programa de televisão educativo estrelado pelo ator americano Paul Zaloom no papel do Professor Beakman.
No programa original de Beakman, eram lidas cartas de tele-espectadores reais, dos EUA, porém com a tradução para português e exibição no Brasil foi utilizado nomes fictícios, o que era o gancho para a realização de experiências (que ensinava como reproduzi-las em casa) e a abordagem divertida de conceitos científicos. Ocasionalmente interpretava cientistas já falecidos, como Albert EinsteinIsaac NewtonBernoulliAlexander Graham BellCharles Darwin e Benjamin Franklin.
O Professor Beakman era acompanhado pelo seu rato de laborátorio Lester (Mark Ritts) e de assistentes como Rosie (Alana Ubach), Liza (Eliza Schneider) e Phoebe (Senta Moses), que mudaram ao longo da série, e por vezes alguns apresentados pelo próprio Beakman, como Art Burns, Meekman (o irmão de Beakman), O Homem Equilíbrio, Vlavaav, e o Professor Chatoff.
A série foi transmitida no Brasil pela TV Cultura entre 1994 e 2005, com uma breve passagem pela Rede Record, no programa Agente G, em 1997. Também foi exibido pelo canal Cl@se de 2000 a 2005 e em 2006 pelo canal a caboBoomerang. A TV Cultura voltou a exibir o programa dentro do bloco Sessão da Hora, no primeiro semestre de 2011. Os episódios estão Disponivéis atualmente pelo serviço Pago de TV por Internet Netflix