O Disco de Benham o primeiro de eu fiz


O Disco de Benham
Criado em 1894, pelo fabricante de brinquedos Charles Benham
 descobriu que um disco giratório com um padrão particular de marcas em preto e branco poderia levar as pessoas a ver as cores. Mr. Benham chamou seu disco de "Artificial Spectrum Top" e vendeu-o por meio Srs. Newton e Top Co. Benham (ou disco de Benham) tem intrigado cientistas há mais de 100 anos. Fácil de fazer vejas os videos e faça um também. Ou dois... 


Cada pessoa pode ver cores diferentes, girando o disco. Por cor observada não é conhecida com exatidão, mas estão associados com as células que permitem a visão chamados cones, que se encontram no fundo do olho. Existem três tipos de cones, cada um sensível a luz vermelha, outros a luz verde e azul claro outros, com diferentes respostas a esses estímulos de luz. Ao olhar para o disco giratório são "flashes" de preto e branco. Para visualizar a resposta de cor branca dos três tipos de cones deve ser a mesma. O fato de que os cones respondem mais rapidamente do que outros, e não tem tempo para fazer tudo de uma vez, explica parcialmente a visão de cores
disco de Benham é uma figura composta de duas cores branco e preto . Como mostra o exemplo na figura, é composta por um arco de círculo e um negro branca semi-círculo sobre o qual existem arcos de circunferências negros, espaçadas adequadamente.
Ao rodar a imagem em torno do eixo que passa pelo centro da figura e perpendicular a ela, aparece, dependendo da concepção, a velocidade de rotação, a direcção e o objecto que observa a imagem, vários arcos colorido .
O fenómeno não é totalmente compreendido, mas é em relação ao funcionamento do sistema visual humano e em particular a sua percepção de cores . Em suma, a retina de 'olho humano é formado por dois receptores de luz, os cones e as varetas . A primeira diferenciar em três tipos, cada um sensível a uma certa região do espectro da luz visível . Não só isso, mas cada um dos três receptores tem a latência (o tempo que leva o sinal visual, uma vez que a célula foi impulsos, para ser processada pelo cérebro ) e persistência (o tempo durante o qual o receptor é tão se ele continua a enviar o sinal da tensão para o cérebro) diferentes um do outro e entre indivíduos diferentes. Pensa-se que estes aspectos fisiológicos são responsáveis ​​pelo aumento da ilusão óptica . Por exemplo, quando se olha para uma fonte de luz branca, os três receptores são requerida simultaneamente, mas cada uma reage com um tempo de atraso diferente (tempo de latência). Em vez disso, quando estas não são expostos a uma fonte de luz (preto mostrado) que, mais uma vez, respondem de forma diferente (tempo de residência). Uma rápida alternância das duas cores diferentes e a resposta dos três receptores pode explicar o aparecimento de ilusão óptica. http://it.wikipedia.org/wiki/Disco_di_Benham
  1. As cores são vistos melhor em velocidades baixas (entre 3-5 rotações / segundo).Experimente diferentes velocidades!
  2. É importante que o giratório pode girar em velocidades lentas. Portanto, verifique se o girador é centrado corretamente.Certifique-se de colocar o centavo ou um palito no centro do botão rotativo.
  3. Experimente!
    • Alterar as condições de iluminação.Testá-lo fora na luz solar; testá-lo em diferentes tipos de luz (incandescente, fluorescente, etc)
    • Mudar o padrão. Faça você próprio padrão usando o disco em branco. É um marcador de preto para desenhar um padrão ou uma série de arcos no lado branco do disco.
    • Mude a cor do disco. O que acontece se você usar um disco azul?
    • Gire o botão rotativo no sentido horário e anti-horário.