Ilusão de óptica ou ótica? se escreve com p Óptica quando for relacionado a visão veja aqui se não ficar desnorteado com o girf animado.



 incrível e surpreendente ilusão óptica. Olhe fixamente durante aproximadamente 1 minuto para o centro da imagem  e se concentre no movimento da gif animada (cuidado para não ficar estrábico), então dê uma olhada para o seu redor, aliás não somente as paredes, olhe em todos lugares e você ficará pasmado com aquilo que ira ver. Os mais sensíveis a este tipo de movimento poderão inclusive sentir um desconforto visual seguido de enjôo.

Leia mais em: Ilusão óptica muito bacana - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br

Ilusão óptica bacana


Qual a diferença de Óptica e Ótica?

Quando escrevemos óptico com a letra p na primeira sílaba estamos nos referindo ao sentido da visão; ao escrevermos ótico sem o p estaremos nos referindo ao sentido da audição. 
Assim, tudo que se relaciona aos olhos ou à visão deve receber a letra p depois da primeira vogal. Ex.: quiasma óptico, nervo óptico, tálamo óptico, fibra óptica etc. 
Por sua vez, os termos que dizem respeito ao ouvido ou ao sentido da audição escrevem-se sem o p. Ex.: gânglio ótico (gânglio de Arnold), cápsula ótica, aparelho ótico (auditivo) etc.

Portanto a resposta é ÓPTICA.